<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-M5GQNQ" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe>

[Themis] Como criar um template de documento?

Douglas Alves -

Faz parte da rotina do advogado escrever vários documentos com a mesma estrutura, mas com conteúdo adaptado para cada processo. Um exemplo é uma petição inicial que, apesar de ser ajustada para cada situação, segue uma ordem padrão com alguns requisitos obrigatórios.

Que tal otimizar seu tempo e automatizar essa tarefa?

Com a funcionalidade do Documento padrão é possível criar modelos de documentos - petição inicial, recibo de honorário, procuração, antecipação de tutela e etc - e adicionar neles campos com informações do seu escritório, processo e cliente. Ao associar o modelo a um processo, esses campos serão preenchidos automaticamente e você só precisará acrescentar o conteúdo necessário para adequá-lo.

Veja a seguir o passo-a-passo de como criar um template:

1. Clique menu Cadastro, que está localizado no menu inferior esquerdo da tela do Themis.

2. Clique na opção Template de Documento.

3. Na tela de Template de Documento, clique no botão Adicionar.

4. Selecione um tipo de template para ser criado entre Contrato, Processo e Pessoa. Iremos utilizar a opção Processo para seguir neste passo-a-passo.

5. A tela para criar um novo template de documento será exibida.

6. Digite o nome do template no campo Título do template.

7. Digite o conteúdo do template na área em branco ou copie de um documento pronto.

8. Você pode inserir campos variáveis, cujo conteúdo do documento será substituído pelas informações do escritório, do processo ou cliente vinculado ao documento criado. Para inserir esses campos clique na opção Inserir campos, para abrir a caixa com as opções de seleção com informações correspondentes ao que deseja inserir. Selecione o campo e em seguida clique na posição do documento onde ele deverá ser inserido. 

 

 

9. O template de documento pronto terá a seguinte aparência:

10. Para finalizar clique no botão Salvar que se encontra no rodapé da tela. Observe que o novo template criado será exibido na lista de template de documento e estará disponível para ser utilizado na criação de um ‘Documento padrão’ apenas para o tipo criado (Contrato, Processo e Pessoa).

11. Veja como cadastrar um Documento padrão para Contrato, Processo e Pessoa a partir de um template de documento no tópico [Themis] Como adicionar um documento?

Agora que você aprendeu a criar os Templates, iremos lhe apresentar como utiliza-los neste link.

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação