<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-M5GQNQ" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe>

Após instalação do Firebird no Windows o Themis não localiza a base de dados

Luiz Kurihara -

Por que ocorre este erro?

Existem algumas situações em que este erro pode ocorrer:

  1. Caminho do banco de dados está incorreto no arquivo CONNECTION.INI (arquivo está dentro da pasta do Themis)
  2. Quando o IP do servidor não é fixo (é dinâmico)
  3. A porta do firebird (3050) está fechada no Firewall do Windows (ou outro firewall) no servidor


O que deve ser feito?

  1. Indique o caminho correto do banco de dados na linha "Database" localizada dento do arquivo CONNECTION.INI. Adicione "IP:" antes do diretório “C:”
    Exemplo: "Database=192.168.0.1:C:\Aurum Software\Themis45\DB\Themis45.fdb"
    Observação: Para saber o nome da máquina, abra o Menu Iniciar/Executar e  digite: cmd. Uma tela preta se abrirá, então digite hostname
  2. Use o nome da máquina no lugar do IP. Assim ficaríamos com o caminho "Database=Nomedamáquina:C:\Aurum Software\Themis45\DB\Themis45.fdb” (sem aspas)
    Observação: Para saber o IP da máquina, abra o Menu Iniciar/Executar e digite: cmd. Uma tela preta se abrirá,e nela, digite ipconfig.  
  3. No caso de firewall do Windows, vá ao servidor, abra: “Painel de Controle”, “Firewall”, na aba “Exceções”, “Adicionar Porta” com o Nome: Firebird e Número da porta: 3050 (TCP). No caso de outros firewalls, solicite ao administrador que libere a porta 3050 (TCP).
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação