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Conheça os conceitos dos termos utilizados no módulo financeiro

Educação - Aurum -

O Módulo Financeiro do Astrea foi desenvolvido para auxiliar a gestão financeira do seu escritório de advocacia. A ferramenta possibilita o cadastro de contas, o lançamento de pagamentos e recebimentos, a geração de faturas e muito mais. Apresentamos aqui os principais conceitos dos termos utilizados no financeiro para que você mesmo possa configurar e operar o seu Astrea.

Saídas

No Astrea, o termo saída significa todo valor utilizado para cobrir uma despesa, seja do escritório ou do cliente (despesas relacionadas a processos dos clientes). As saídas podem ser classificadas em dois tipos:

Saída avulsa: referente a todas as despesas do escritório que não são vinculadas a um cliente, como por exemplo: pagamento de aluguel  do escritório, luz, condomínio, salários de funcionários, etc.

Despesa de cliente: se refere a todas as despesas vinculadas a um cliente decorrentes de um processo ou caso, como por exemplo: cópias e autenticação de documentos, deslocamento para audiências, visitas ao fórum, etc.

 

Entradas

No Astrea, o termo entrada significa todo valor recebido pelo escritório, sejam recebimentos por serviços prestados, honorários ou adiantamento de despesas efetuadas por um cliente. Para classificar os diferentes tipos de entrada temos:

 Entrada avulsa: referente a todas as entradas que não são faturamentos ou adiantamentos de cliente. Por exemplo, um investimento realizado por algum sócio ou qualquer outro bônus. Esse tipo de entrada não precisa ser vinculado a um cliente.

 Honorário: é um recebimento relacionados a prestação de serviço e por isso precisa ser vinculado a um cliente e a um processo ou caso.

 Adiantamento de despesa: é um valor recebido de um cliente a título de crédito para ser utilizado nas despesas de seu processo, ou seja, o cliente adianta um determinado valor ao advogado para ser utilizado para pagar eventuais custos com deslocamentos, cópias, autenticação de documentos, etc.

Contas

No módulo financeiro é possível cadastrar suas contas bancárias com informações como: o nome do banco, número da conta, agência, etc. As contas são importantes para organizar as informações de entradas e saídas de valores. As informações contidas no Astrea apenas refletem as transações bancárias realizadas (entradas, saídas e transferências), pois o sistema não possui integração com os bancos.

Caixinha do escritório

Muitos escritórios possuem um “caixinha”, que consiste em uma verba destinada a pequenos gastos como material de escritório, café, água, etc. No Astrea é possível criar uma conta denominada “caixinha”  para essas pequenas despesas.  

Transferência entre contas

No Astrea, você cadastra as suas contas (corrente e caixinha) e pode realizar transferências de valores entre elas. Veja um exemplo: ao cadastrar uma conta, você pode inserir um valor inicial e a medida que vai sendo utilizado, seu saldo vai diminuindo. Você pode então ‘transferir’ um valor para que essa conta volte a possuir fundos.

Categorias

No módulo financeiro do Astrea, as categorias servem para classificar todos os lançamentos (entradas e saídas) cadastrados. Para lhe ajudar, já inserimos uma série de categorias que você pode excluir ou editar como quiser. Essas informações são fundamentais para a organização do escritório e serão exibidas na tela de lançamentos e nas faturas.

Centro de custo

Alguns escritórios segmentam seu trabalho por área ou departamentos, como por exemplo, departamento de ações cíveis, departamento de ações trabalhistas, etc. Para organizar essas informações é possível cadastrar no Astrea os centros de custo, que são informados ao adicionar entradas, saídas e ao fechar uma fatura.

Faturas

No módulo financeiro, além da gestão de pagamentos e recebimentos, é possível emitir faturas para os seus clientes. Essa função pode ser utilizada para agrupar as contas de um determinado cliente e gerar uma fatura que poderá ser impressa ou enviada por e-mail, e assim, lhe auxiliar na gestão dos seus faturamentos pelo Astrea.

Fluxo de caixa

O Fluxo de caixa permite realizar uma análise financeira do escritório por período. Utilizando filtros como os centros de custo, é possível avaliar seus lançamentos e previsões de gastos e ganhos que são classificados por categorias.

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