Por que ocorre este erro?
Existem algumas situações em que este erro pode ocorrer:
- Caminho do banco de dados está incorreto no arquivo CONNECTION.INI (arquivo está dentro da pasta do Themis)
- Quando o IP do servidor não é fixo (é dinâmico)
- A porta do firebird (3050) está fechada no Firewall do Windows (ou outro firewall) no servidor
O que deve ser feito?
- Indique o caminho correto do banco de dados na linha "Database" localizada dento do arquivo CONNECTION.INI. Adicione "IP:" antes do diretório “C:”
Exemplo: "Database=192.168.0.1:C:\Aurum Software\Themis45\DB\Themis45.fdb"
Observação: Para saber o nome da máquina, abra o Menu Iniciar/Executar e digite: cmd. Uma tela preta se abrirá, então digite hostname. - Use o nome da máquina no lugar do IP. Assim ficaríamos com o caminho "Database=Nomedamáquina:C:\Aurum Software\Themis45\DB\Themis45.fdb” (sem aspas)
Observação: Para saber o IP da máquina, abra o Menu Iniciar/Executar e digite: cmd. Uma tela preta se abrirá,e nela, digite ipconfig. - No caso de firewall do Windows, vá ao servidor, abra: “Painel de Controle”, “Firewall”, na aba “Exceções”, “Adicionar Porta” com o Nome: Firebird e Número da porta: 3050 (TCP). No caso de outros firewalls, solicite ao administrador que libere a porta 3050 (TCP).