No módulo financeiro, além da gestão de pagamentos e recebimentos, é possível emitir faturas para os seus clientes. Essa função pode ser utilizada para agrupar as contas de um determinado cliente e gerar uma fatura, que pode ser impressa ou enviada via e-mail, e assim, lhe auxiliar na gestão das suas contas no Astrea.
A emissão da fatura não é requisito obrigatório para a gestão de entradas e saídas no módulo financeiro, mas um recurso a fim de auxiliar a gestão de contas e gerar um documento para o seu cliente.
Para emitir uma fatura siga passo-a-passo:
1. Acessando o módulo financeiro, clique no menu ‘Faturas’ e em ‘A Faturar’:
2. Nessa tela são listados todos os clientes que possuem itens a faturar. Clique no nome do cliente para o qual deseja emitir uma fatura:
3. Todos os itens lançados no Astrea para este cliente e que ainda não foram faturados anteriormente e nem marcados como recebidos na aba de lançamentos, serão mostrados nesta tela. Preencha as informações como a data de vencimento da fatura, a conta na qual você receberá o pagamento do seu cliente, o centro de custo e a categoria desses lançamentos. Por fim, selecione os itens a serem incluídos na fatura.
É possível também colocar uma observação. Essa opção pode ser usada para inserir os dados para depósito bancário.
4. Ao clicar no botão ‘Montar Fatura‘, o sistema mostrará um aviso para a confirmação das informações:
5. Após a confirmação, o sistema irá gerar um arquivo no formato PDF da fatura que você emitiu. Você poderá imprimir ou enviar por e-mail ao seu cliente.
Caso os impostos tenham sido configurados na tela de ‘Administração do Astrea’ na aba ‘Escritório’, eles serão incluídos na fatura:
> Caso haja alguma divergência na fatura emitida (e que ainda não foi marcada como recebido na tela de lançamentos), você tem a opção de “desmontá-la” e assim, refazer a fatura. Veja nesse artigo como desmontar uma fatura.
> Veja também como consultar faturas emitidas.