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Assinatura digital

Themis -

O recurso de integração com o Clicksign foi disponibilizado em no dia 28/02/2019 na versão 4.9.3.0 do Themis.
 
1. Introdução
 
O objetivo deste manual é orientar os usuários a utilizar o recurso de integração com o Clicksign no Themis, através da descrição de suas funcionalidades. A integração abrange o envio de documentos do Themis (apenas formatos Word e PDF) para o Clicksign no qual será possível controlar a rotina de assinatura digital do documento pelo Themis.
 
1.1 Comercialização
 
A Aurum não comercializará essa funcionalidade e ela estará disponível para todos os clientes.
 
Para usufruir desta funcionalidade será necessário possuir assinatura junto ao Clicksign e realizar a configuração do token disponibilizado no Themis.
 

 
2. Configuração
 
Para utilizar a funcionalidade de assinatura digital será necessário configurar o access token em configurações.
 
Para iniciar o Themis Web, acesse um navegador de internet em seu computador, tablet ou smartphone, e na barra de navegação digite o endereço de seu Themis Web (Exemplo: meuhost:minhaporta/meupacote) e a seguinte tela será apresentada:
 
 
Nesta tela informe o login do usuário, a senha e acione o botão 'Acessar' para entrar na aplicação.
 
Notas:
1. Por padrão o Themis vem com o login 'themis' e senha 'themis'. Recomenda-se que esta senha seja trocada imediatamente após a instalação.
2. Para configurações de senhas, acesse o item Configurações - Parâmetros gerais, aba 'Geral' - 'Senha'.
3. Se o login não existir ou se a senha estiver incorreta o sistema apresentará uma mensagem de erro.
4. Se você esqueceu a sua senha, peça ao administrador do sistema recriá-la;
 
Se o login e a senha estiverem corretos a tela principal será apresentada;
 
 
 
No menu lateral, na tela do Themis Web acione o item 'Configurações', seguido do item 'Assinatura digital' no grupo Integrações e a tela de 'Assinatura Digital' será apresentada:
image1.png
Na tela serão apresentados os seguintes campos:
 
  • Provedor* - Esta opção serve para determinar qual o fornecedor de assinatura digital será utilizado.
  • Ambiente* - Este campo determina qual ambiente será utilizado para enviar os documentos. No caso de utilização do ambiente de homologação, os documentos não terão valor legal
  • Access Token* - Para realizar a autenticação junto ao Clicksign será necessário preenchê-lo.
 
Após preencher todos os campos obrigatórios, clique em Salvar para registrar as configurações da assinatura digital.
 
Notas: 
1 Caso haja a necessidade de finalizar os testes em ambiente de homologação e deseje tornar os documentos disponíveis para enviá-los através do ambiente de produção, o recurso Desvincular todos deverá ser acionado.
 
3. Utilização
 
Para enviar documentos para assinatura o usuário deve ter cadastrado ou cadastrar um documento. Uma vez que este documento esteja disponível no Themis, ele poderá ser enviado para assinatura através da integração.
 
Na tela do documento será exibido o botão Assinatura digital no qual ao clicá-lo são exibidos duas opções: Enviar para assinatura e Vincular documento.
 
image2.png
 
Estes botões somente estarão disponíveis caso o Access Token esteja preenchido em Configurações. Ao contrário desta regra, os botões não estarão visíveis ao usuário.
 
3.1 Enviando para assinatura
 
Ao clicar no botão Enviar para assinatura, o Themis encaminhará o documento para o Clicksign no qual ele estará disponível para a assinatura dos signatários.
 
 3.1.1 Enviando para assinatura - Sucesso
image3.png
 
O Themis criará uma pasta raiz no Clicksign que leva o seu nome. Outras pastas serão criadas dentro desta pasta indicando ao que pertence o documento, ou seja, se é documento de processo, caso, contrato, etc.
 
image4.png

(Imagem ilustrativa: Este é um exemplo de como o documento é listado no Clicksign, nota-se a estrutura de pasta criada para este documento.)

3.1.2 Enviando para assinatura - Falha de tipo de documento
 
No caso de envio de documentos que não respeitam os tipos permitidos (Word e PDF), uma mensagem de alerta notificará o usuário e o documento não será enviado. image5.png
 
3.1.3 Enviando para assinatura - Falha de access token inválido
 
Pode acontecer do Access token ter sido digitado erroneamente ou estar vazio, e nestes casos o usuário será alertado e o documento não será enviado.

 

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