<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-M5GQNQ" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe>

Configurando SSL no Tomcat 8 (https://localhost:8443)

Themis -

Para fazer a configuração vamos separar em 3 partes distintas:

 

Criando o keystore usando java

 

O primeiro passo é criar um certificado.

Obs: Caso tenha um certificado de uma unidade certificadora, pode pular esta etapa.

Para isso utilizaremos neste exemplo o utilitário keystore do java, siga os passos:

1 - Abra o terminal e digite:

mceclip0.png

Lembre-se que precisa ter o JAVA_HOME devidamente configurado, caso tenha dúvidas de como configurar acesse: Como configurar JAVA_HOME para Java no Ubuntu

Se o resultado foi a versão do java, ótimo, isso significa que o caminho do java esta disponíveis nas váriáveis de ambiente

Agora crie o certificado usando o comando:

mceclip2.png

Após será questionado uma série de informações, em portugues ou ingles dependendo de suas configurações. Será algo parecido com isso:

mceclip1.png

Pronto, o arquivo .keystore será criado no seu diretório de usuário.

Obs: No WIndows será algo do tipo C:\Usuários\<username>; No Mac será /Users/<username> e no Linux será /home/<username>

 

Configurando server.xml no tomcat


Com o certificado gerado, agora já podemos configurar o tomcat. Para isso acesse o diretório de instalação do tomcat e edite o arquivo server.xml (<tomcat-dir>/conf/server.xml).

Localize dentro do arquivo uma instrução similar a esta:

mceclip3.png

Logo abaixo da instrução, adicione:

mceclip4.png

Obs: Lembre que a senha mypass123 foi a que utilizei, caso tenha utilizado outra senha adicione a mesma senha nesta configuração.

Para testar inicie o tomcat sudo <tomcat-dir>/bin/catelina.sh start.

Agora basta digitar em seu navegador: https://localhost:8443 e pronto, o tomcat estará suportando as requisições em https.

 

Configurar sua aplicação para usar SSL

 

Se quiser você pode forçar sua aplicação web a funcionar com SSL, para isso basta adicionar o código abaixo no arquivo web.xml da sua aplicação dentro das tags <web-app>:

mceclip5.png

Obs: Se desejar desativar o acesso SSL da aplicação, não precisa deletar o código do arquivo web.xml, basta trocar o CONFIDENTIAL para NONE.

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação