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[Themis] Nota fiscal eletrônica - Configuração e utilização

Themis -

O recurso de nota fiscal eletrônica foi disponibilizado em versão Beta no dia 01/10/2018 na versão 4.8.0.0 do Themis.
1. Introdução
O objetivo deste manual é orientar os usuários a utilizar os recursos de nota fiscal eletrônica no Themis Financeiro, através da descrição de suas funcionalidades. O serviço de nota fiscal eletrônica abrange o envio, a retransmissão e o cancelamento da nota para o portal do SEFAZ.
As notas fiscais eletrônicas são geradas através de faturamentos de honorários, fechamento de horas, contagem de processos ou regras de andamento. O usuário pode optar por realizar o fechamento através de um ou mais tipos diferentes, permitindo por exemplo que uma fatura possa ser fechada com lançamentos de honorários e fechamentos de horas. 
Quando a nota fiscal eletrônica é gerada pelo Themis Financeiro através de uma fatura, ela é enviada para a fila de envio de notas, no qual de tempos em tempos o serviço local do Themis (nfe) será responsável por listar e validar as notas pendentes da fila junto ao serviço externo do Themis (Invoice). O invoice processará a nota junto ao SEFAZ e retornará ao Themis através do serviço nfe o resultado do envio.

2. Configuração 
Para gerar notas fiscais eletrônicas será necessário realizar a configuração do CNAE e alíquota ISS.
A configuração é feita a partir do menu lateral do Themis ADM.
Para iniciar o Themis ADM, clique duas vezes sobre o ícone do Themis ADM, localizado no área de trabalho, e a seguinte tela será apresentada:
Nesta tela informe o login do usuário, a senha e acione o botão 'Confirmar' para entrar na aplicação.
Notas:
1. Por padrão o Themis vem com o login 'themis' e senha 'themis'. Recomenda-se que esta senha seja trocada imediatamente após a instalação.
2. Para configurações de senhas, acesse o item Configurações - Parâmetros gerais, aba 'Geral' - 'Senha'.
  1. Se o login não existir ou se a senha estiver incorreta o sistema apresentará uma mensagem de erro;
  2. Se você esqueceu a sua senha, peça ao administrador do sistema recriá-la.
  3. Para desistir de entrar no sistema acione o botão 'Fechar';
  4. Se o login e a senha estiverem corretos a tela principal será apresentada;
No menu lateral, na tela do Themis ADM acione o item 'Configurações', seguido do subitem 'Parâmetros gerais' e a tela de 'Parâmetro geral do sistema' será apresentada:
Para a configuração da nota fiscal eletrônica, preencha os campos conforme a descrição abaixo:
CNAEA sigla CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Ela tem como objetivo categorizar empresas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativas e até mesmo profissionais autônomos em códigos de identificação.
Alíquota ISSercentual que o ISS incide sobre o valor do serviço. O percentual pode ser preenchido de 0% à 100%.
 
Acione o botão 'Salvar' para finalizar a configuração, ou 'Cancelar' para abortar a operação.

3. Gerar nota fiscal eletrônica
Para gerar notas fiscais eletrônicas será necessário criar uma faturamento geral ou editar um faturamento geral existente.
A geração da nota fiscal é feita a partir do menu lateral do Themis Financeiro.
Para iniciar o Themis Financeiro, clique duas vezes sobre o ícone do Themis Financeiro, localizado no área de trabalho, e a seguinte tela será apresentada:
Nesta tela informe o login do usuário, a senha e acione o botão 'Confirmar' para entrar na aplicação.
Notas:
1. Por padrão o Themis vem com o login 'themis' e senha 'themis'. Recomenda-se que esta senha seja trocada imediatamente após a instalação.
2. Para configurações de senhas, acesse o item Configurações - Parâmetros gerais, aba 'Geral' - 'Senha'.
  1. Se o login não existir ou se a senha estiver incorreta o sistema apresentará uma mensagem de erro;
  2. Se você esqueceu a sua senha, peça ao administrador do sistema recriá-la.
  3. Para desistir de entrar no sistema acione o botão 'Fechar';
  4. Se o login e a senha estiverem corretos a tela principal será apresentada;
No menu lateral, na tela do Themis Financeiro acione o item 'Faturamento', seguido do subitem 'Faturamento' e a tela de 'Faturamentos' será apresentada:
Nota: O subitem de 'Faturamento' pode ser apresentado quando o menu lateral estiver exibindo os atalhos.
Para gerar a nota fiscal eletrônica, siga as instruções:
    1. No grid, selecione a linha com o faturamento geral ao qual será gerada a nota fiscal eletrônica;
Nota: Somente será possível gerar nota fiscal eletrônica para faturamentos fechados;
    1. Dê um duplo clique na linha selecionada, ou acione o botão 'Propriedades', para abrir a tela a seguir;
    2. Acione o botão 'Gerar nota fiscal eletrônica' para validar as informações da fatura para gerar a nota fiscal eletrônica e enviar para fila de envio;
Nota:
1. No faturamento de despesa o botão 'Gerar nota fiscal eletrônica' não estará disponível;
2. No faturamento geral se o status for diferente de Fechado, o botão de 'Gerar nota fiscal eletrônica' estará visível, porém desabilitado ao clique; 
    1. Validação da fatura
*Campos de fatura obrigatórios
Campo Descrição
Descrição O campo descrição da fatura é obrigatório de preenchimento, pois as informações desse campo serão exibidos na 'Discriminação do serviço prestados' na nota fiscal eletrônica.
*Campos de configurações obrigatórias
Campo Descrição
Customer ID ID de identificação do cliente quando cadastrado no eNotas e é utilizado para fazer a validação do acesso junto ao eNotas.
CNAE É obrigatório informar o código do tipo de serviço prestado.
*Campos de informações gerais do sacado obrigatórios
Campo Descrição
CNPJ/CPF O CPF ou CNPJ do sacado é obrigatório para a emissão da nota fiscal eletrônica, assim como também apenas CPF/CNPJ válidos serão aceitos.
E-mail O e-mail do sacado é obrigatório.
Telefone O sacado precisa ter um telefone cadastrado como principal no Themis.
*Campos de endereço do sacado obrigatórios
Campo Descrição
Logradouro O logradouro do sacado é obrigatório.
Número O número do logradouro do sacado é obrigatório.
Bairro O bairro do sacado é obrigatório.
Estado O estado do sacado é obrigatório.
CEP O CEP do sacado é obrigatório.
  1. Em caso de sucesso na validação da fatura, a seguinte mensagem de alerta será exibida:

4. Acompanhamento da nota fiscal eletrônica
Quando as notas fiscais são geradas a partir do faturamento, você poderá acompanhar a tela contendo o seu progresso de transição entre o Themis e o SEFAZ.
No menu lateral, na tela do Themis Financeiro acione o item 'Faturamento', seguido do subitem 'Nota fiscal eletrônica' e a tela de   'Nota fiscal eletrônica' será apresentada:
4.1 Filtrando as notas fiscais eletrônicas 
No canto superior direito da tela é possível visualizar o item 'Expandir' que pode ser utilizado para refinar a busca das notas fiscais geradas pelo Themis. Ao acessá-lo a área do filtro será expandida e o rótulo do item será alterado para 'Recolher', possibilitando que a área de filtro seja retraída novamente.
Detalhes dos campos da nota fiscal eletrônica
Campo Descrição
Sacado É o tomador do serviço.  É quem contrata o serviço, ou seja, a quem se destina o que foi adquirido.
Nº da nota É disponibilizado pelo SEFAZ quando a nota é validada e aceite.
Nº da fatura É disponibilizada pela fatura que está vinculada à nota fiscal eletrônica. Essa numeração pode ser feita de forma manual ou automática durante o fechamento da fatura.
Data de emissão de/até É disponibilizado pelo SEFAZ quando a nota é validada e aceite.
Data da fatura de/até É a data de vencimento da fatura que está vinculada à nota fiscal eletrônica.
Status Define em que transição está a nota fiscal eletrônica no momento. Os possíveis status são: Pendente, Processamento, Com erro, Processada, Cancelamento pendente, Cancelamento em processamento e Cancelada.
Após preencher todas os campos que sejam pertinentes para retornar as notas fiscais desejadas, clique na lupa para realizar o filtro.
Nota: O filtro de notas fiscais eletrônicas pode ser usado diversas vezes com diferentes condições.
 
Para visualizar os detalhes da nota fiscal eletrônica, siga as instruções:
  1. No grid, selecione a linha com  a nota fiscal eletrônica;
  2. Dê um duplo clique na linha selecionada, ou acione o botão 'Visualizar nota', para abrir a tela a seguir;
    Nota: As informações de número da nota, data de emissão da nota podem variar conforme o status da nota tenha sido processado, o que significa que a nota fiscal foi aceita pelo SEFAZ
4.2 Entendendo os status das notas fiscais eletrônicas
Quando as notas são emitidas pelo Themis Financeiro através do faturamento geral, elas são listadas com o status/situação 'Pendente', que significa que esta nota fiscal eletrônica está disponível para envio ao novo serviço externo Invoice e posteriormente ao SEFAZ. O invoice obtém todas as notas com esse status e armazena em sua fila para envio ao SEFAZ, e neste momento as notas fiscais eletrônicas no Themis tem o seu status alterados de 'Pendente' para 'Processamento'.
Em caso de falha de conexão com o Invoice ou SEFAZ, algum dado da fatura ou do sacado inválido, o Themis alterará o status da nota fiscal de 'Processamento' para 'Com erro'. Será possível visualizar o erro na parte de baixa da tela da nota fiscal eletrônica,
Neste caso, faz-se necessário a correção do item destacado na área de erro, e clicar no botão 'Marcar como corrigida' que estará apenas disponível para utilização quando o status da nota for 'Com erro'. Quando a nota é marcada como corrigida o seu status é alterado para 'Pendente' novamente e ela é retornada para fila de envio ao Invoice e posteriormente ao SEFAZ.
Em caso de sucesso de envio ao SEFAZ, o status da é alterado de 'Processamento' para 'Processada'.
Quando a nota está processada, o botão de 'Cancelar nota fiscal eletrônica' estará     disponível para utilização. Neste caso, caso o usuário opte por cancelar a nota, o status da nota será alterado de 'Processada' para 'Cancelamento Pendente', aonde a nota seguirá um fluxo bem parecido com o de emissão.
Nota: Somente será possível cancelar notas fiscais eletrônicas no qual foram emitidas no mesmo mês no qual está sendo solicitado o cancelamento.
Na fila de notas fiscais eletrônicas pendentes de cancelamento, o serviço de envio ao Invoice obterá notas as notas com esse status e alterá sua nomenclatura de 'Cancelamento Pendente' para 'Cancelamento em processamento'. Após enviar a solicitação ao SEFAZ e obter o retorno com sucesso, o status da nota será alterado da nomenclatura 'Cancelamento em processamento' para 'Cancelada'.
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